Filhos

Essa dúvida é bem frequente e sempre recebo essa pergunta de pais e profissionais que trabalham com crianças. Primeiramente, esclareço que vou usar o termo sons da fala, em vez de letra, pois um som pode ser representado por mais de uma letra. 

Muitas vezes há uma variação na aquisição dos sons da fala. Devido essa variabilidade não podemos prever exatamente quando uma criança irá apresenta-lo, no entanto há diversas pesquisas que nos mostram o que a maioria das crianças em determinadas idades apresentam durante o processo de desenvolvimento de fala, ou seja, mostram uma sequência do processo de aquisição com uma idade aproximada.  

Assim, devido essa sequência podemos saber o que é esperado para cada idade. No desenvolvimento típico de um falante do português brasileiro espera-se que a aquisição de todos os sons esteja completa por volta dos 5 anos de idade, ou seja, a criança deve apresentar uma fala sem trocas ou omissões de sons. 

Em geral, a aquisição dos sons ocorre da seguinte forma: 

Veja a ordem de aquisição dos sons abaixo:

  • ‘’p’’, ‘’b’’, ‘’t’’, ‘’d’’, ‘’m’’, ‘’n’’, ‘’nh’’:  por volta de 1 ano e 6 meses 
  • ‘’k’’, ‘’g’’, ‘’v’’, ‘’f’’ : entre 1 ano e 7 meses e 1 ano e 9 meses
  • ‘’s’’, ‘’z’’, ‘’x/ch’’, ‘’j’’, ‘’ti’’, ‘’di’’:  por volta de 2 anos e 6 meses 
  • ‘’l’’, ‘’R’’ (ex.: rato, rei), ‘’lh’’, ‘’r’’ (ex.: arara, areia): entre 3 anos e 4     anos 
  • Encontro consonantal com os sons ‘’r’’ (ex.: prato, dragão) e ‘’l‘’ (ex.: pluma, bloco):  até 5 anos. 

Caso tenha notado que a criança não está falando algum som nestas idades, deve procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação visando verificar se o padrão de fala dele está adequado, pois o quanto antes a intervenção for realizada, melhor será o prognóstico.  Lembrando que essas trocas e/ou omissões de sons não esperados para idade podem causar problemas na comunicação das crianças e consequentemente prejudicar a sociabilização.

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